Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alerta ao consumismo infantil!


Na realidade, como adultos deveríamos saber que o nosso modelo de vida consumista ao extremo, influencia diretamente as crianças e tem influência direta nas questões ambientais e sociais do planeta.
Neste sentido, como podemos educar as crianças, que são alvo fácil de apelos comerciais que prometem o mundo de sonhos e de fantasias, em relação ao consumismo?
Atualmente, cada vez mais cedo, as crianças estão influenciando no poder de compra das famílias, o que justifica o aumento das propagandas direcionadas a esse público. A televisão ainda é o meio de comunicação que mais chama a atenção da criança, pelo menos até os quatro anos de idade. Segundo pesquisa IBOPE de 2011, as crianças no Brasil assistem em média 5h por dia de TV, o que pode contribuir com os problemas de sedentarismo, obesidade e consumismo.
É legítimo, que as crianças serão os agentes transformadores da sociedade e o reforço do consumo, da necessidade da roupa de marca e de bens materiais são reflexos de uma educação na contramão do desenvolvimento sustentável.
Nessa discussão, alguns alegam que os próprios pais, devido aos seus hábitos consumistas podem influenciar os filhos, assim como os amigos ou colegas na escola.
Desta forma, a propaganda não seria um meio de manipulação infantil e sim o próprio convívio familiar e social. Por outro lado, outros alegam que o setor produtivo seria o culpado dessa mídia abusiva, pois as crianças não conseguem distinguir, devido à falta de maturidade, a malícia por trás dessa publicidade direcionada.
De qualquer forma, enquanto ocorrem essas discussões, são os pais que escutam choros e muitas vezes precisam enfrentar ataques de fúria dos filhos que querem ganhar presentes, muitas vezes desnecessários e caros. Nesta hora, é fundamental, que os pais estabelecerem o diálogo com os filhos, pois é importante ensinar desde pequeno o que significa “consumir” e quais são as suas consequências.
O Ministério de Meio Ambiente elaborou uma cartilha dando algumas dicas de como os pais podem conversar com os filhos sobre o consumo consciente. É importante lembrar que educar para a sustentabilidade também é um ato de amor, pois prepara as crianças para serem adultos mais conscientes no futuro. Pense nisso!

Um comentário:

  1. Olá Ana Carine, bom dia, faço parte de um grupo de pesquisa e gostaria de saber um pouco sobre a autoria do blog.

    Quem escreve, qual formação, a frequencia...?

    Será que pode responder por e-mail?

    Meu contato é sheylaamelo@gmail.com

    Aguardo contato
    Grata

    ResponderExcluir